O Massoterapeuta é o profissional da área de Saúde com competência e habilidade para utilizar e indicar o uso da Massoterapiana prevenção, tratamento e manutenção integrada da Saúde. Utiliza métodos antigos, tradicionais e modernos de tratamento, na prevenção e promoção da Saúde, visando o perfeito equilíbrio do Ser Humano consigo e com o meio ambiente. As técnicas utilizadas pelomassoterapeuta são embasadas nos conhecimentos de anatomia, fisiologia, patologia e outras áreas, conforme exija cada uma das especialidades, além de experiência.
O Massoterapeuta possui uma concepção holística de Saúde que se enquadra na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde. A formação e treinamento o habilitam a realizar procedimentos terapêuticos com sensibilidade, técnica e habilidade, o capacitam a perceber, sentir e discernir as necessidades individuais de cada pessoa assim como comunicar e sustentar seus procedimentos.
A ética e postura profissionais estão de acordo com o Código de Ética do Massoterapeuta elaborado pelo CONBRAMASSO, Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia. Assim como em outras profissões, a massoterapia exige muito estudo e dedicação. Atualmente, os cursos técnicos de massoterapia e reabilitação têm a duração de dois anos ou cerca de 1400 horas e estágio.
A massagem, em geral, constitui-se de uma ampla variedade de toques sobre o corpo de uma pessoa, sobretudo com as mãos, buscando o relaxamento muscular, alivio de dor e até mesmo conforto emocional, proporcionando, também, inúmeros efeitos terapêuticos sobre o paciente.
Costuma-se distinguir a massoterapia das massagens em geral. A massoterapia pode ser muito semelhante a uma massagem comum, mas o que a distingue é o fato de a sua aplicação ter, como pressuposto, um diagnóstico por parte do massoterapeuta. È o diagnóstico que vai direcionar o trabalho do massoterapeuta.
Já na massagem comum, o massagista segue uma seqüência pré-determinada de toques, praticamente igual para todos os clientes, embora possa variar um pouco, conforme cada caso.
A massoterapia abrange, principalmente, o shiatsu, o do-in, o tuiná, a reflexologia, aayurvédica e a tailandesa (todas de inspiração oriental) e a drenagem linfatica pos-operatoria. Entre as massagens comuns destacam-se a relaxante (inclusive a sueca), a estética, a drenagem linfática.
"O poder está no toque..." Mirlene Penha Martins
0 comentários:
Postar um comentário